Proteção

Campanha contra sarampo e poliomielite é ampliada em São Gonçalo

Todas as 56 unidades de saúde já têm as vacinas disponíveis

Criança se vacina contra a poliomielite
Criança se vacina contra a poliomielite |  Foto: Prefeitura de São Gonçalo
  

A cidade de São Gonçalo, através da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, vai participar da Campanha Estadual de Intensificação da Vacinação contra o Sarampo e Poliomielite, que será realizada entre os dias 7 de novembro e 2 de dezembro.

O objetivo é chamar atenção dos responsáveis pelas crianças e aumentar os índices de vacinação, que estão em menos de 30% na cidade. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 95% do público-alvo de cada imunizante. 

A campanha também vai contar com quatro dias D de mobilização. Desta vez, serão às quartas-feiras – dias 9, 16, 23 e 30 de novembro. Todas as 56 unidades de saúde já têm as vacinas disponíveis de segunda a sexta, das 8h às 17h. Para a aplicação das vacinas, basta levar a caderneta de vacinação, cartão do SUS e chegar 30 minutos antes do fim do expediente.

A tríplice viral, que protege contra o sarampo, rubéola e caxumba, deve ser aplicada aos 12 e 15 meses de vida. Os imunizantes contra a poliomielite são dois. O primeiro (VIP), que é injetável, é aplicado aos 2, 4 e 6 meses. O segundo (VOP), a popular gotinha, é usada aos 15 meses e 4 anos.

A vacina contra a poliomielite, uma das mais importantes do calendário, evita o comprometimento do sistema nervoso, que pode levar à paralisia de membros e alterações nos movimentos. Se o imunizante não for aplicado, em alguns casos, a doença, também conhecida como paralisia infantil, pode levar à morte. 

O sarampo é uma infecção viral que é grave para crianças pequenas. Os sintomas são tosse, coriza, olhos inflamados, dor de garganta, febre e irritação na pele com manchas vermelhas. A caxumba afeta as glândulas parótidas, as glândulas salivares localizadas abaixo e na frente das orelhas.

Sintomas

Os sintomas incluem glândulas salivares inchadas e doloridas, febre, dor de cabeça, fadiga e perda de apetite. A rubéola é uma infecção viral contagiosa e conhecida pela sua erupção vermelha característica. Os sintomas também incluem febre baixa e dor de cabeça.

Todas as outras vacinas de rotina dos calendários de vacinação da criança e do adolescente estão disponíveis para a atualização da caderneta. São elas: BCG, Hepatite B, Pentavalente, Rotavírus, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C, Febre Amarela, Varicela, DTP, Hepatite A, Meningocócica ACWY, HPV, Influenza e DTPA. 

A contraindicação da aplicação das vacinas só acontece nos casos de evolução de febre. O uso de antibióticos não interfere na aplicação da vacina. O imunizante contra a febre amarela não pode ser realizado, simultaneamente, com a vacina tríplice viral para crianças com menos de dois anos. Nesse caso, deve-se respeitar o intervalo de, no mínimo, 15 dias entre as doses. Todas as outras podem ser aplicadas no mesmo dia, inclusive a vacina contra a covid-19. 

Para a aplicação das vacinas, as cadernetas de vacinação de cada criança são avaliadas e a atualização será feita de acordo com o esquema vacinal de cada um.

< Chá revelação pega fogo durante show pirotécnico; veja vídeo Campanha contra sarampo e poliomielite é ampliada em São Gonçalo <